É muito importante e conveniente utilizar os talheres de forma adequada e elegante à mesa, principalmente quando se está participando de uma refeição social. Para te ensinar como usá-los, sem cometer nenhuma gafe, trouxemos várias dicas de etiqueta para você.

 1. Talheres principais.

 São as facas, garfos (ou colheres) utilizados na refeição principal. Os talheres devem sempre ser posicionados de fora para dentro, na ordem em que os pratos serão servidos. Os talheres dispostos mais distantes do prato serão usados primeiro, e assim, sucessivamente.

Na maioria das vezes, o garfo fica do lado esquerdo e a faca, do direito. Seja como for, os talheres devem ser usados durante a refeição do mesmo lado em que estão posicionados. Caso você não consiga utilizar determinada mão para comer, troque discretamente os talheres no inicio da refeição. E quando for cortar algum alimento, o garfo deve ficar com a parte côncava voltada para baixo, e o dedo indicador da mão direita deve firmar a faca.

2. Talheres de sobremesa.

Os talheres que estão distribuídos em cima do prato são usados para sobremesa. A colher e o garfo desse tipo devem ficar virados para a esquerda e a faca, para a direita.

Dicas para não errar:

 - Não troque os talheres enquanto come.

- Não bata ou arranhe o talher no fundo do prato.

- Não abra muito os cotovelos, principalmente se a mesa for estreita.

- Não converse ou gesticule com os talheres na mão para não correr o risco de atirar algo em alguém, nem de dar a sensação de que você que agredir uma pessoa com os talheres.

- Não cruze os talheres após terminar a refeição.

- Os talheres devem levar a comida à boca, nunca o contrário.

Ao final da refeição, deixe o garfo e a faca no interior do prato, unidos paralelamente, com os cabos apoiados na borda e inclinados para o lado direito, para facilitar que o garçom recolha. A faca deve estar do lado direito, com o corte voltado para o garfo e o garfo, do lado esquerdo, com os dentes para cima.

Os talheres falam por si.

É muito importante se preocupar com a disposição dos talheres à mesa, porque os garçons profissionais, por exemplo, interpretam sinais por meio deles. Saiba como organizá-los:

1. Quando quiser demostrar que ainda vai comer a refeição, deve colocar os talheres abertos no prato, como se fizessem um ângulo de 45º e a faca deve ser posicionada no lado direito.

2. Para indicar que a refeição foi finalizada, coloque os dois talheres juntos e paralelos em cima do prato. Esse é o sinal de que já está satisfeito.

Fonte: http://www.piquiras.com