- O que é colação de grau?

Colação de grau ou formatura é o ato oficial de conclusão do curso. O ato é sempre público, de caráter obrigatório e deve seguir o Regulamento da Instituição. No Brasil, o direito oficial para exercer a atividade depende da profissão. Formandos de cursos como Engenharia, além da posse do diploma, precisam estar devidamente registrados numa entidade regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia; formandos de Direito e Ciências Contábeis precisam, além do diploma, submeter-se a exames específicos (respectivamente o Exame da OAB e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade). De maneira oposta, existem inúmeras atividades profissionais que não necessitam da colação de grau para o exercício da profissão, como fotógrafos, DJs, etc.

 - Quem é responsável pela definição do juramento do curso?

A Instituição utiliza um modelo de juramento tradicional. No caso de mudança, os alunos devem solicitar deferimento da Direção.

- Quais os acadêmicos que podem colar grau durante a Cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau?

Somente os acadêmicos habilitados para esse fim, ou seja, que tenham concluído com aproveitamento toda a matriz curricular do seu curso, poderão colar o grau durante a Sessão Solene de Colação de Grau e outorga do grau.

- Como os formandos deverão estar trajados durante a cerimônia solene de colação de grau?

Na cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau, todos os formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso e o capelo.

- Como ocorre a entrada dos formandos?

Os alunos entram em ordem alfabética.

- SAIBA MAIS ...

A cerimônia de colação de grau te coloca no mesmo nível profissional que qualquer um na sua área. Ou seja, você está apto a desempenhar sua profissão.Por este motivo que existem os cursos de pós-graduação. Seu objetivo é diferenciar dando um detalhe a mais no currículo.Então a colação é uma etapa, mas para quem quiser se destacar terá que buscar por cursos de pós-graduação.